SÉRIE C CARIOCA

CAMPEONATO CARIOCA DA QUINTA DIVISÃO 
SÉRIE C 



FONTE: SOCCER SPORTS RIO 

CAAC BRASIL 
BÚZIOS 
UNIÃO CENTRAL 
RESENDE 
JUVENTUS 
SANTA CRUZ 
RIOSTRENSE 
BARCELONA 
ANGRA DOS REIS 
PARATY 
VERA CRUZ 
MESQUITA
TIGRES DO BRASIL 
DUQUE CAXIENSE 

FONTE: TODAS AS DIVISÕES 

 

A Série C do Campeonato Carioca, equivalente à quinta divisão do futebol estadual, contará com a participação de 14 equipes na edição deste ano. Os clubes confirmados na disputa são: CAAC Brasil, Búzios, Juventus, Paraty, Vera Cruz, EC Resende, União Central, Santa Cruz, Riostrense, Barcelona, Angra dos Reis, Duquecaxiense, Mesquita e Tigres do Brasil. No entanto, o formato do torneio ainda não foi definido oficialmente e só será revelado durante o conselho arbitral da competição.

Em relação à edição anterior, sete equipes retornam para a disputa: CAAC Brasil, EC Resende, Paraty, Riostrense, Santa Cruz, União Central e Vera Cruz. No último ano, o campeonato contou com apenas 10 participantes, e a principal mudança foi o aumento no número de clubes. A única equipe que disputou a Série C na temporada passada e não estará presente em 2025 é o Campos Atlético, com exceção dos times que conseguiram o acesso à Série B2.

Cinco clubes marcam presença novamente após terem participado da Série C em 2023, mas ficado de fora em 2024: Barcelona, Duquecaxiense, Juventus, Mesquita e Tigres do Brasil. Já Angra dos Reis e Búzios retornam ao cenário estadual após terem sido suspensos da Série B2 do Carioca de 2023, devido a denúncias de manipulação de resultados, conforme apontado nos relatórios da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ). Além disso, duas equipes que foram rebaixadas da Série B2 deste ano, Mageense e Rio São Paulo, optaram por se licenciar em 2025 e não estarão na disputa.

Os mandos de campo das equipes também já foram definidos. O CAAC Brasil, Paraty e União Central mandarão seus jogos no Estádio Joaquim Flores, que pertence ao Nova Cidade. Búzios e Barcelona atuarão no Marrentão, estádio do Duque de Caxias. O Juventus terá como casa o Moacyrzão, estádio administrado pela Prefeitura de Macaé. Já o Vera Cruz seguirá jogando no Atílio Marotti, em Petrópolis.

O EC Resende, Riostrense e Duquecaxiense mandarão seus jogos no Leônidas da Silva, estádio do Bonsucesso. O Santa Cruz jogará na tradicional Rua Bariri, casa do Olaria. O Angra dos Reis disputará suas partidas no Jair Toscano, estádio sob administração da Prefeitura de Angra dos Reis. O Mesquita terá como sede o Lourival Gomes, utilizado pelo Sampaio Corrêa. Já o Tigres do Brasil será a única equipe que jogará em sua própria casa, o Estádio Los Larios.

Com a ampliação do número de participantes e o retorno de algumas equipes tradicionais, a expectativa é de uma competição mais acirrada e repleta de disputas equilibradas ao longo da temporada.


CONHECENDO AS EQUIPES.


 


CAAC BRASIL :  O Centro Administrativo Apologético do Brasil é uma agremiação do Rio de Janeiro que disputa a quinta divisão do futebol carioca. Fundado em 2009, o clube só se tornou profissional em 2017. Até o momento, não possui títulos em competições profissionais.


SOCIEDADE ESPORTIVA BÚZIOS: O Centro Administrativo Apologético do Brasil é uma das equipes mais antigas da quinta divisão do futebol carioca. Fundado em 1971, o clube se profissionalizou em 2011, quando pagou a taxa de filiação à FERJ. Até o momento, não possui títulos em competições profissionais.


UNIÃO CENTRAL FUTEBOL CLUBE. O União Central Futebol Clube é um clube profissional que disputa a Série C do Campeonato Carioca. Fundado no bairro da Penha, no Rio de Janeiro, em 14 de abril de 1986, a equipe surgiu por iniciativa de camelôs da Central do Brasil.

A estreia do União Central em competições profissionais aconteceu em 1995, com sua última participação registrada em 2010. Em 2021, o clube iniciou um projeto de retomada na Série C, com objetivos que vão além do acesso à Série B2. Sob a gestão do presidente Juan Monteso e com o apoio da comissão técnica, a equipe busca oferecer oportunidades para atletas de 17 a 30 anos que vivem em comunidades e na Baixada Fluminense, ajudando-os a realizar o sonho de se tornarem jogadores profissionais.

No entanto, o clube ainda enfrenta desafios financeiros e está em busca de recursos para custear sua participação no torneio. Além disso, o União Central se compromete a apoiar jovens talentos que enfrentaram frustrações ou que nunca tiveram uma oportunidade real no futebol.





EC RESENDE:É um clube-empresa fundado em 2003, frequentemente confundido com o Resende Futebol Clube. Sua estreia no futebol profissional ocorreu em 2004. Desde então, tem participado da quinta e da quarta divisão do Campeonato Carioca. Até o momento, não possui títulos em competições profissionais.


JUVENTUS FUTEBOL CLUBE : O time foi fundado em 2011, ano em que disputou a terceira divisão do Campeonato Carioca. Em 2016, conquistou o título do primeiro turno da competição. Além disso, já alcançou o vice-campeonato da quarta divisão.


SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE: Outra equipe fundada após os anos 2000, sua história teve início em 2007. A equipe se filiou à FERJ em 2013, quando participou da Terceirona Carioca. Ao longo dos anos, o clube precisou se licenciar algumas vezes, assim como muitos de seus concorrentes, devido a problemas financeiros, mas sempre conseguiu retomar suas atividades. Até o momento, o clube não possui títulos profissionais.


RIOOSTRENSE ESPORTE CLUBE: Sediada na cidade de Rio das Ostras, a equipe foi fundada em 2006. Ao longo de sua história, enfrentou alguns afastamentos do futebol profissional devido a problemas financeiros. O clube, que anteriormente se chamava Silva Jardim, conquistou um vice-campeonato da Terceirona Carioca.


BARCELONA ESPORTE CLUBE:Uma equipe que está na estrada desde 1999, a qual ganhou destaque nos anos 2000, quando várias reportagens sobre o clube foram exibidas pela Globo. O time herdou a estrutura do antigo Internacional de Curicica. O nome do clube foi uma homenagem de seu fundador. Ao longo de sua trajetória, ficou licenciado por um bom período. Sem títulos oficiais. 


ANGRA DOS REIS ESPORTE CLUBE :Outro sobrevivente dos anos 90, o clube foi fundado em 1999 e estreou na terceira divisão do Campeonato Carioca. Ao longo de sua trajetória, conquistou dois títulos importantes: o Campeonato Carioca da Terceira Divisão em 1999 e em 2017.


SOCIEDADE ESPORTIVA PARATY :Time da cidade de Paraty, o clube foi fundado em 2013, mas fez sua estreia como profissional apenas em 2022, na recém-criada quinta divisão do Campeonato Carioca. Até o momento, o time não possui títulos profissionais.


ESPORTE CLUBE VERA CRUZ: Clube da cidade de Petrópolis, é considerado um dos "vovôs" do campeonato, já que foi fundado em 1928. No entanto, só se tornou profissional em 2021. Até o momento, o clube não possui títulos profissionais.


MESQUITA FUTEBOL CLUBE:  Ao lado do Tigres do Brasil, o Mesquita é uma das únicas equipes que já jogaram na primeira divisão do Campeonato Carioca. O time conquistou o acesso e disputou os anos de 2008 e 2009 na elite do futebol carioca. Com sua camisa e tradição, Mesquita e Tigres do Brasil são considerados os dois times a serem batidos, entrando como favoritos para a vaga na quarta divisão.

Fundado em 1920, o Mesquita é o clube mais antigo entre os participantes da competição. Apesar de sua longa história, o clube passou por períodos de inatividade devido a problemas financeiros.

Principais títulos: Campeonato Carioca Série B1-1998

Primeiro turno do Campeonato Carioca B2: 2017

ESPORTE CLUBE TIGRES DO BRASIL :Time com histórico de participação na primeira divisão e destaque na Copa do Brasil de 2010, além de figurar no Campeonato Carioca da Primeira Divisão. Fundado em 2004, o clube possui em sua sala de troféus duas Copas Rio e uma Taça Corcovado da segunda divisão.


DUQUE CAXIENSE FUTEBOL CLUBE: Equipe fundada em 1997, o clube ingressou como profissional no mesmo ano, sob o nome de Associação Atlética Duquecaxiense. Entre seus títulos de expressão, destaca-se a conquista da Copa Rio de 1997.



RELEMBRANDO O PASSADO 

Vamos relembrar como foi a quinta divisão do ano passado . 


Tirando o Uni Souza e o Niteroiense, que subiram de divisão, um time está fazendo falta entre os participantes: o "roxinho" Campos. O time não vai participar do campeonato este ano. Todos os times que participaram na temporada passada estarão de volta, com alguns acréscimos, o que levará a FERJ a criar uma fase eliminatória na competição.

Os rebaixados da Série B2 do ano passado, Mageense e Rio São Paulo, se licenciaram. O Campos, que também disputou a última divisão em 2024, também se licenciou.

AUTOR: PAULINHO DO PLANTÃO - EDITOR DAS REDES SOCIAIS DA GAMA ESPORTIVA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CLÁSSICO DA COPA RIO

RODADA 03 DA B1 , COPA RIO E COMEÇOU A QUARTA DIVISÃO